Legislativo aprova Projeto que institui Campanha de Prevenção ao Suicídio
Legislativo aprova Projeto que institui Campanha de Prevenção ao Suicídio
Data: 09/04/2019

A Câmara Municipal de Palmas aprovou nesta segunda-feira (08), durante a 9ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei (07/2019), que institui o mês “Setembro Amarelo” com o intuito de combate ao suicídio no Município de Palmas. A proposta do vereador Izaías Mikilita tem como objetivo realizar atividades que promovam a valorização da vida, como debates, seminários, palestras, audiências pública, entre outras ações voltadas a prevenção do suicídio.

 

Vale destacar que o suicídio é um problema de saúde pública que vem crescendo no Brasil e no mundo. Segundo informações, é um mal que leva a morte um brasileiro a cada 45 minutos, sendo que pelo menos um triplo desse número tentou tirar a vida no mesmo período. Mata mais do que a AIDS e muitos tipos de câncer.

 

De acordo com o vereador proponente, em nosso município e em nossa região têm acontecido vários casos de suicídios e por diferentes motivos, “é um índice que infelizmente está a crescer cada vez mais, por isso devemos combater o suicídio e valorizar a vida”, destacou. Vale ressaltar que o Projeto ainda depende de uma segunda votação.

 

Ainda durante a Sessão, foi aprovado outro Projeto, este de autoria do Executivo Municipal, o qual promove a desapropriação de um terreno urbano para ampliação do Cemitério Jardim da Paz. Com um resultado de 6 votos a 5, ficou aprovado também este Projeto.

 

Por fim, os vereadores também apresentaram três requerimentos, sendo um verbal, e sete indicações, sendo duas delas verbais. A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 15 de abril, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas.

 

 

Requerimentos e indicações apresentadas pelos vereadores durante a 9ª Sessão Ordinária de 2019:

 

 

Requerimento nº 24/2019 da Vereadora Silvana de Melo Ribas Bello: “Requer ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, uma Moção de Aplausos para as mulheres que compõem o quadro efetivo das Forças Públicas de Segurança de nosso Município”.

Requerimento nº 25/2019 do Vereador Luiz Guesser: “Solicita que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, requerendo informações sobre a limpeza e podas das arvores de todas as ruas no Município de Palmas”.

Requerimento Verbal nº 02/2019 do Vereador Marcos Antonio da Silva Gomes: “Requer verbalmente ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, que seja enviado ofício ao Executivo Municipal solicitando informações referentes à prestação de contas da Feira (Expopalmas) de 2018”.

Indicação nº 58/2019 do Vereador Nilson Butner: “Solicita ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal indicando que o Departamento competente realize a instalação de um redutor de velocidade na Rua José Joaquim Bahls, próximo ao portão de entrada do Parque de Exposição, situada no Bairro Alto da Glória”.

Indicação nº 59/2019 do Vereador Paulo Hercílio Dangui Bannake: “Indica ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado ofício a empresa de telefonia “Claro S.A”, solicitando melhoria na disponibilização do sinal”.

Indicação nº 60/2019 do Vereador Nilson Butner: “Solicita ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal indicando que o Departamento competente realize a pavimentação asfáltica em toda a extensão na Rua Miguel Mikilita, situada no Bairro Lagoão”.

Indicação nº 61/2019 da Vereadora Jucelia de Oliveira Paim: “Solicita ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal indicando ao DEPALTRAN que realize á pintura que indique ‘carga e descarga’ em frente ao Correio, na Rua Rafael Ribas nº 79, Centro”.

Indicação nº 62/2019 dos Vereadores Nilson Bunter e Paulo Hercílio Dangui Bannacke: “Solicita ao Excelentíssimo Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado oficio ao Executivo Municipal, indicando que o Departamento competente realize a ampliação de vagas para idosos e deficientes no Município de Palmas-PR”.

Indicação Verbal nº 06/2019 do Vereador Luiz Otávio Sendeski: “Indica Verbalmente ao Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal indicando que o departamento competente realize a construção de um redutor de velocidade (lombada elevada), na Rua Professor Henrique Berhost, em frente ao nº 170”.

Indicação Verbal nº 07/2019 do Vereador José Adilson de Almeida: “Indica Verbalmente ao Senhor Presidente do Poder Legislativo de Palmas, para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal indicando que o departamento competente realize patrolamento e cascalhamento na estrada rural que dá acesso a localidade conhecida como ‘Alegria’”.

Voltar
Confira as Últimas Notícias
(46) 3262 - 1509
(46) 3263 - 1103
E-mail: gabinete@palmas.pr.leg.br
Avenida Clevelândia, 591
85.555 - 000
Última Atualização: 19/07/2019 11:20:20